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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TREMEMBÉ NO PASSADO

 

As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as “Cidades Mortas”...O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E.F.D.Pedro II passou a se chamar E.F.Central do Brasil, que, em 1890, incorporou a E.F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificá-las. Os trabalhos começaram em 1902 e terminaram somente em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela Refesa. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 80, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde os anos 20 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi.
A ESTAÇÃO: A estação de Tremembé foi inaugurada em 1914; a linha da Central não passava pela cidade. Existia um tramway de bitola de 60 cm que ligava Taubaté a Tremembé, que foi suprimido quando foi construída a variante que fez com que a linha passasse por essa cidade. Aliás, a Central comprou a linha em 1913 e alargou-a em boa parte do percurso aproveitando-a para colocar Tremembé no ramal de São Paulo. Por isso a inauguração da estação somente em 1914. A linha, entre Pindamonhangaba e Taubaté, foi desativada em 1951 com a retificação feita entre esses pontos, eliminando tanto a estação de Tremembé quanto a de Quiririm, e o povo de Tremembé passou a se utilizar da nova estação de Engenheiro Cotrim que ficava na linha nova, fora da cidade. Curiosamente, a nova variante não tem um percurso muito diferente da linha que até 1913 passava por fora da cidade... “A variante foi inaugurada entre o final de 1951 e início de 1952, segundo uma notícia que apurei na edição do mês de abril de 1952 do jornal A Tribuna de Taubaté, o trecho e, conseqüentemente a estação já havia sido desativada e o mesmo artigo ainda fazia críticas quanto a localização da ”Tremembé Nova” que foi aberta bem longe da cidade. Talvez por este motivo apenas os trens paradores continuaram a fazer suas paradas nesta estação, repare que os trens que não param correspondem ao Santa Cruz, Diurno Paulista (DP), Rápido Paulista e Noturno Paulista, que eram os que ofereciam maiores comodidades na época e os mais caros. Já ouvi notícias de que na época em que a estação de Tremembé antiga funcionava, todos esses trens (exceto o Santa Cruz) paravam nela” (Marco Giffoni, 02/2006). A estação de Tremembé está hoje situada no centro de uma praça no centro da cidade. (Fonte: Marco Giffoni).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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